domingo, 10 de abril de 2016

Ba Ji Quan...



Ba ji quan (chinês tradicional八極拳pinyin: bājíquán; literalmente "boxe das oito extremidades") é um estilo que se caracteriza pela uso de uma força explosiva de curto alcance e é conhecida por seu golpes com os cotovelos e outras extremidades, origem de seu nome. A prática se originou na província de Hebei, no norte da China, mas é também bastante conhecido em outros lugares, especialmente Taiwan.

 Origem




 As raízes deste estilo podem ser rastreadas até a vila Meng de  Cangzhou  na  província  de  Hebei.   A  lenda  atribui  o fundador de ambos Baji e um estilo relacionado, Pigua para Wu Zhong, um chinês muçulmano de Zhouzhuang aldeia de Dayun   condado   da   província   de   Hebei.  Wu  aprendeu inicialmente os dois estilos de dois monges  taoistas  Lai  e  Pi em 1727. Outra versão sugerem que o professor de Wu é um taoísta chamado Zhang, um  abade  do  templo Yueshan em Jiaozuo condado da província de Hebei. O  que  se sabe  é  que  Wu  estabeleceu-se  em  Mengcun   aldeia  de  Cang,  que  eventualmente  se  tornou  o  centro de quan Baji.  Wu,  então, ensinou seu estilo para sua filha pequena Wu Rong.  Ela  é  considerada  como  sendo  o  segundo  estudante  geração  do  modelo.  Ela  ensinou  seu  estilo  como dois  sistemas   separados:   Ba ji   e   Pi gua.  Ela   só   ensinou Piquazhang para seus alunos na aldeia Luo Tong eo estilo Baji foi ensinado somente no vilarejo Mong. Outros estudantes de Wu incluem Li Da-Zhong. Li, então, ensinou seu filho Li Gui-Zhao. A partir deste momento, Baji foi dividida em dois ramos distintos. O primeiro ramo é composto por membros da família Wu e seus alunos - a produção de tais profissionais notáveis ​​como Wu Nan, Wu Shike e Ma Fengtu. Outro ramo foi criado quando Wang Si estudou bajiquan em Mengcun e transferiu-a para Zhang Keming da vila de Luotong, Zhang ensinou Huang Sihai e seu próprio filho Zhang Jingxing. Zhang Jingxing ensinou muitas pessoas, incluindo seu filho Zhang Yuheng, Li Shuwen, Ma Yingtu e Han Huachen. Li, Ma e Han se tornou extremamente famoso por suas habilidades de luta e melhorado a reputação de bajiquan de Mengcun toda a China."Shen Chiang" (espírito mágico da lança) Li Shu-Wen(1864-1934) (李书文) era nativo de Zhang, interior da província de Hebei. Ele era um defensor famoso de Baji, Pigua e a longa lança.  Ele tem três estudantes famosos: Ho Tien-Kuo (Huo Dian-GE) serviu como um guarda-costas para o último imperador, Pu Yee; Li Chen-Wu era o guarda-costas de tarde Mao Tse-Tung, o líder do partido comunista na China e Liu Yun-Chiao instruiu os guardas pessoais do primeiro presidente de Taiwan Chian Kai-Shek. Liu Yun Qiao (1909-1992) é um dos últimos alunos de Li Shu-Wen. Ele fundou o Wu-Tang Guo Shu Associação de Taiwan para promover a arte de Baji. Seus alunos podem ser encontrados em todo o mundo.

-Liu Yun Qiao
Características
Como Características Mais conhecidas Desta rara escola de wushu incluem como cotoveladas, o Controle do Quadril e Os golpes com OS ombros.
Todas como Técnicas São executadas com Uma forma Muito Característica de Força Curta, desenvolvida atraves de rigoroso, e as vezes torturante, Treinamento.
Estrategicamente, o pa chi chuan Foca nenhum combate Corpo-a-corpo, aproximando-se do oponente A Partir de Uma longa distância com o Passo de ataque característico do pa chi chuan e emitindo atacando Ao MESMO ritmo.

O pa chi chuan Tornou-se Mais conhecido, principalmente devido a Li Shu Wen (1864-1934), um praticante da Província de Shandong que por sua habilidade com uma lança ganhou o apelido de "Li, Deus da lança". Sua citação Mais famosa Sobre Lutas era, "Eu Não Sei o Que É atingir um homem Duas vezes". talvez um exagero, mas fala Pela Força de impacto que o Treinamento de pa chi chuan desenvolve.



O estilo é chamado de "estilo do guarda costas", pois entre os alunos mais famosos de Li Shu Wen estão Hou Dian Ge (guarda-costas de Pu Yi, O Último Imperador da China), Li Chen Wu (guarda-costas de Mao Zedong), e Liu Yun Chiao (agente secreto dos nacionalistas do Kuomintang e instrutor dos guarda-costas de Chiang Kai Shek).

Nenhum comentário:

Postar um comentário